Reciclagem de vidro da Autoglass recolhe mais de 200 toneladas

Dentro de sua política de se preocupar com a preservação do meio ambiente, a Autoglass, maior especialista nacional em vidros automotivos, comemora um ano do seu programa de reciclagem Sempre Vidro. Realizado em parceria com o fabricante Saint Gobain-Sekurit, o programa já impediu que mais de 200 toneladas de vidro chegassem à natureza.

A empresa está entre as mais renomadas prestadoras de serviços altamente qualificados de substituição e reparo de vidros automotivos. Oferece também serviços de proteção aos faróis e lanternas, reposição da película nos vidros e troca das palhetas de pára-brisa.

"O programa tem um papel muito importante na preservação ambiental, já que o vidro não é degradável e se não for reciclado ficará na natureza por muitos anos. O mesmo acontece com o plástico utilizado entre as lâminas de vidro no pára-brisa. Estamos fazendo nossa parte para deixarmos o planeta habitável para as próximas gerações", afirma Fernando Carreira, diretor da Autoglass.

Todo o processo funciona com uma logística reversa. A empresa recolhe todos os vidros substituídos em sua rede credenciada formada por mais de 500 pontos de atendimento especializados em todo o País. O material segue para São Paulo e é transformado em vasilhames para indústria de bebidas.

"Além da nossa preocupação com o meio ambiente, estamos mais uma vez nos antecipando a uma questão para o futuro. Já existe no exterior legislação que obriga as empresas a adotarem políticas de reciclagem de vidro e acredito que em breve lei semelhante será criada no Brasil", finaliza Carreira.

Conheça a Autoglass

Nascida em 1967, em Vila Velha, região metropolitana de Vitória (ES) com uma pequena loja de vidros e borrachas, a Autoglass é a maior especialista nacional em vidros automotivos. A empresa começou suas atividades no mercado como distribuidora de vidros e, ao longo do tempo, agregou uma série de novos serviços, incluindo a introdução de vidros para automóveis importados no País e o pioneiro serviço de inclusão do retrovisor na cobertura do seguro aos vidros.

Atualmente, a Autoglass é a maior distribuidora de vidros nacionais e importados do País e está entre as mais renomadas prestadoras de serviços altamente qualificados de substituição e reparo de vidros automotivos. Oferece também serviços de proteção aos faróis e lanternas, reposição da película nos vidros e troca das palhetas de pára-brisa.

Para atender 90 mil chamados mensalmente em todo o Brasil, a Autoglass mantém uma logística com pontos estratégicos de distribuição e atendimento em todo o Brasil. Seu estoque, diversificado em mais de 4,5 mil itens diferentes, está estrategicamente distribuído em cinco pontos de distribuição: dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Recife e um em Vitória. É a maior quantidade e variedade de vidro automotivo em estoque no Brasil. Seu volume de compras é similar ao de várias montadoras de automóveis que atuam no país.

A empresa investiu US$ 1 milhão em Contact Center de última geração, que tem recursos tecnológicos para garantir o atendimento nas mais variadas situações como queda de energia elétrica ou pane no sistema de telefonia ou informática.

Esta tecnologia associada ao pessoal altamente especializado oferece flexibilidade para que o Contact Center tenha condições de atender todas as exigências das seguradoras no atendimento de seus clientes. O Call Center da Autoglass tem hoje um fluxo de 90.000 ligações mensais e servidor com capacidade de armazenar registros de até 25 milhões de veículos.

Outra vantagem é o treinamento constante e a experiência na reposição de vidros comum aos profissionais de atendimento do Call Center, o que facilita e agiliza na indicação de um serviço ou da solução mais rápida e adequada para uma solicitação.

Por meio da tecnologia URA, as chamadas direcionadas a um único 0800 podem ser encaminhadas ao Contact Center da Autoglass sem interferência humana, o que elimina a necessidade de informar vários 0800 ao segurado.Além disso, o segurado pode solicitar atendimento pelo site, por meio de chat interativo.

Os fornecedores da Autoglass são os mesmos das montadoras - Pilkington, Saint Gobain-Sekurit e Fanavid. Assim, todos os vidros instalados pela Autoglass contam com padrão rígido de segurança e são homologados pelas montadoras.

A empresa é a única atuando no mercado segurador que utiliza o mesmo adesivo (cola que segura os vidros) usado pelas montadoras em 98% dos veículos fabricados no Brasil. Resultado da parceria com a Dow Automotive, o uso deste adesivo é muito importante para a segurança do usuário, pois impede que o vidro se solte em caso de colisão. Manter o pára-brisa fixo à carroceria é fundamental tanto para a eficiência do air bag como para ajudar a sustentar a estrutura do veículo em caso de capotagem.

Além de pontos de atendimento próprios, a Autoglass possui rede credenciada composta por mais de 500 pontos de atendimento especializados em todo o Brasil. Para manter o alto padrão de qualidade de todos os credenciados, a empresa mantém um Programa Permanente de Desenvolvimento de Credenciados. Com ele, a Autoglass realiza auditoria e treinamento em 100% dos pontos de atendimento de todo o País durante todo o ano. É a única do setor a adotar esta prática de controle de qualidade.

Outros diferenciais exclusivos são oferecer serviço móvel todos os dias e livre escolha para o segurado. Também é a única no mercado segurador que atende veículos de carga.

Gerando cerca de 800 empregos, entre diretos e indiretos, a Autoglass mantém em Vila Velha (ES), um Centro Tecnológico que é referência nacional na área de vidros. Com ele, a empresa ofereceu no ano passado mais de 2.500 horas de treinamento em práticas de instalação, atendimento ao público, módulos gerenciais e sistema de TI. Em 2005, esse número deverá aumentar em 35%.

Além de oferecer treinamento, o Centro Tecnológico Autoglass estabelece procedimentos e desenvolve pesquisas de práticas de trabalho e ferramentas adequadas aos novos modelos de veículos lançados no mercado. O objetivo é se antecipar às novas tecnologias que são lançadas pelas montadoras tanto no Brasil como no exterior.

A empresa vai inaugurar no primeiro semestre de 2005 o primeiro Centro de Treinamento Móvel especializado em vidro automotivo do Brasil. Com capacidade para treinar até 24 pessoas por dia, o centro móvel possui servidor com estações de trabalho, vários modelos de portas, tampas traseiras e frente de veículos, equipamentos para simulação de parte elétrica, TV, data-show, entre outros recursos.

Atualmente, a carteira de clientes da Autoglass é formada pelas seguradoras Alfa Seguros, AGF Seguros, Brasilveículos, Confiança Seguros, Indiana Seguros, Itaú Seguros, Marítima Seguros, Sul América, Porto Seguro, e Tokio Marine Brasil.


Fonte: Pauta Social - RS